Notícias

Projeto Vida por Vidas cada vez mais forte no DF
 Dia 23 de fevereiro foi dada a largada para a mobilização da comunidade em favor do projeto Vida por Vidas, que além de motivar as pessoas a participar da campanha de doação de sangue, organiza estrategicamente caravanas para que os doadores sejam levados ao Hemocentro de Brasília.
Este ano, o primeiro grupo a participar do projeto foi da cidade de Formosa. Cerca de quarenta pessoas viajaram 80 km para fazer a doação de sangue. Os jovens da igreja da Candangolândia doaram no mesmo dia.
Denise, da igreja da Candangolândia, declarou ao participar da campanha: “O incentivo foi dado pelo líder do meu Pequeno Grupo e aproveitei que hoje é o meu aniversário para dar este presente, mas sinto que ganhei em dobro.”
Com o aumento da demanda de sangue em virtude dos vários feriados deste primeiro semestre a direção do banco de sangue solicitou a intensificação da campanha realizada pelos jovens adventistas.
“Não podemos ficar sem a parceria com os multiplicadores de informação e a igreja adventista tem sido fundamental nesse processo. Durante o período da campanha os nossos estoques de sangue estão estabilizados,” declarou Sara Araújo, assistente social e responsável pelo setor de doação da Fundação Hemocentro de Brasília.
As igrejas da região têm agendado várias datas para doação nos próximos meses. O objetivo é não concentrar a campanha em um só momento, mas criar uma mentalidade de continuidade e permanência nos doadores.
“O desafio é fidelizar os doadores, fazendo com que desenvolvam um programa de doação regular e permanente, pelo menos uma vez no ano,” declarou o organizador do projeto na região, Pr. Fernando Lopes.
Este ano o Projeto Vida por Vidas está em sua terceira edição e tem se consolidado como um programa sério e eficaz. Segundo a direção do Hemocentro outras instituições tem se inspirado no projeto e criado programas de doação semelhantes ao Projeto Vida por Vidas.

Região Sul de Rondônia – criatividade e alegria no Projeto Vida por Vidas
 Através de uma caminhada pública, caracterizada como “a marcha do bem”, jovens de diferentes idades com demonstrações de criatividade e alegria carregaram faixas e cantaram músicas alusivas ao tema. A caminhada foi organizada em prol da doação de sangue e contou com o apoio da PM e da polícia de trânsito.                                                      
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Esaú, esteve presente e o Prefeito enviou um representante. O Secretário Ministerial da sede administrativa da Igreja Adventista da região (ASuR), pastor Nelson Suci representou a administração da Associação.
Além das cidades de Ji – Paraná, os destaques ficaram por conta de Vilhena, Rolim de Moura, e Cacoal. Em Cacoal, por exemplo, sob a coordenação da Delvita e dos pastores locais os jovens realizaram um grande congresso envolvendo os dois distritos da cidade no ginásio da Escola Adventista. O nome do congresso? “VIDA POR VIDAS!” Durante o dia houve louvor, pregação, testemunhos, apresentações diversas dos jovens e dos desbravadores e, lógico, doação de sangue no próprio ginásio. O pregador foi o Presidente da Associação, o pastor Leonino Barbosa.
“Só no sul de Rondônia já são quase 2000 cadastros e mais de 915 bolsas de sangue coletadas, por enquanto. A marcha do bem não pára. O batalhão de jovens continua invadindo hospitais e hemocentros doando alegria, saúde e esperança. Os jovens do Sul de Rondônia estão de parabéns pelo compromisso com a vida!” declara o coordenador geral da campanha da região, pastor Ivanilson Araujo.

Mais de 4 mil pessoas participam do Vida por Vidas no norte do Paraná
 Os jovens adventistas da região norte do Paraná, estão cada vez mais motivados com o projeto Vida por Vidas, que trata-se de uma campanha da Igreja Adventista, na América do Sul, de doação de sangue. Através de panfletos, passeatas, encontros e muita divulgação a juventude incentiva a população a participar. Desde o lançamento do projeto mais de 4 mil pessoas se cadastraram.
De acordo com o líder do Ministério Jovem da Associação Norte Paranaense, pastor Ronaldo Bertazzo, é muito importante a participação dos jovens no Projeto. “Através do Vida por Vidas, os jovens têm a oportunidade de desenvolver um trabalho social e espiritual”, ressaltou.
Em Cascavel, os jovens, juntamente com os membros da igreja e os alunos do Colégio Adventista, têm apoiado e divulgado o projeto Vida Por Vidas por toda a cidade.
A abertura oficial da campanha foi realizada no Hemocentro Regional da cidade e  muitas autoridades estiveram presentes, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, Júlio César Leme, o secretário municipal de Saúde, Dr. Nadir Willi, o presidente do Hospital do Câncer (UOPECCAN), Ciro Creuz e o diretor do Hospital Universitário, Dr. Alberto Pompeu.
Estiveram presentes também representantes da Associação Comercial de Cascavel (ACIC), da Unioeste (Universidade Estadual), Faculdade Assis Gurgaz (Fag), da diretoria do Hemocentro nas pessoas das Sras. Silvana Tomasisi e Maria Luíza, pastores locais e os primeiros  50 doadores efetivos, em sua maioria membros das igrejas. A imprensa local marcou presença através da TV Tarobá, Ric TV, CATVE, as rádios CBN, Colméia, Verdes Campos, Jovem Pan e Rádio Cidade.
No dia 18 de março o ônibus do Hemocentro esteve no centro da cidade para doação de sangue. Alunos do Colégio Adventista trabalharam durante todo o dia encaminhando voluntários ao ônibus. Cerca de 120 doadores foram atendidos no local e receberam uma camiseta da campanha patrocinada por empresas da cidade.
Atos de solidariedade foram demonstrados em várias oportunidades. Foi o caso, por exemplo, do jovem Arthur Almeida de Araújo  que cadastrou sozinho mais de 600 pessoas.  A cada sábado uma igreja se envolveu levando doadores  ao hemocentro e cadastrando pessoas. Até agora, cerca de 4 mil cadastros foram efetuados. A expectativa é que Cascavel  continue sendo conhecida como a “Cidade Solidária”.
Os jovens de Campo Mourão também estão envolvidos com o projeto Vida por Vidas. No dia 24 de março, eles compareceram ao Hemonúcleo da cidade, participando do lançamento do projeto juntamente com os pastores Vilson de Souza Lima e Jackson Correia, além do diretor do Colégio Adventista de Campo Mourão, Waldomiro Domingos Passos.
Newton Leal, um dos coordenadores do projeto acredita no sucesso da campanha. “Esse é um dos melhores projetos vistos nos últimos anos, a mídia tem divulgado e abraçado a campanha. Queremos que muitas vidas possam ser salvas graças à solidariedade adventista”, concluiu.

Vida por Vidas movimenta doações em todas as regiões catarinenses
 Quanto vale uma doação de sangue? O casal Reinaldo João Horstmann, gerente financeiro, e Jucelina Pedroso Horstmann, artista plástica, ambos residentes em São José (SC), sabem exatamente o valor, pois um de seus filhos precisou de sangue desde o nascimento devido a um problema possivelmente de origem genética. Antes do episódio, no entanto, garantem que já eram doadores, mas a doença do filho só confirmou a relevância do ato de doar sangue. O casal participou do Projeto Vida por Vidas, realizado em Santa Catarina, pelo departamento Jovem da Associação Catarinense (AC) no último dia 15, sábado, na sede do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis. Os números totais de doações, em todas as regiões do Estado, não foram fechados, mas a estimativa é que pelo menos 500 doações tenham ocorrido no mês de março dentro do projeto.
O pastor Charles Rampanelli, líder de Jovens da AC, comemorou o empenho da juventude catarinense em mostrar o gesto de solidariedade. "É impressionante o que um exército de jovens pode fazer por Deus", disse. Houve ações coordenadas de doação em Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Lages, Rio do Sul, Itajaí, Timbó e Blumenau que envolveram jovens adventistas de vários distritos, inclusive com apoio da unidade móvel do Hemosc. Em várias cidades, houve uma programação especial com presença de corais jovens, grupos e mensagens de estímulo dos pastores e autoridades políticas convidadas. Em Blumenau, Itajaí, Rio do Sul e Timbó, apesar de não haver uma unidade do Hemosc, a mobilização ocorreu e as doações aconteceram e a maior parte do que foi doado acabou auxiliando hospitais dessas regiões.
 O líder dos jovens adventistas na região Sul do Brasil, pastor Areli Barbosa, marcou presença no evento e destacou o sentido cristão da atitude que se espelha no ato de salvação espiritual expresso por Jesus ao morrer na cruz. A assistente social do Hemosc, Roseli Sandrin, que acompanha o Vida por Vidas em Santa Catarina há três anos, vibrou mais uma vez com a movimentação de doadores e ressaltou que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma parceira importante na captação de doadores e que outras empresas e entidades podem seguir o exemplo. Os deputados estadual e federal, respectivamente Renato Hinnig e Djalma Berger, também compareceram ao evento e parabenizaram a iniciativa adventista. Já o gerente regional da Secretaria Estadual de Saúde, Paulo Orsini, enfatizou que esse tipo de ação, que não espera pelo poder público, é sempre bem recebida.
O Vida por Vidas catarinense reuniu experientes e novatos na doação. Foi o caso do industriário Joelson Alves, residente em Palhoça, que já doa há dez anos e foi sensibilizado quando passou por uma cirurgia e viu de perto o drama de quem necessita de uma bolsa cheia de sangue. "Fiz um pacto com Deus a partir dessa data e nunca mais parei", declarou. Já Sílvia Maria Teixeira, moradora de Florianópolis, venceu o medo da agulha e das possíveis reações e estendeu o braço para salvar vidas. Doou pela primeira vez acompanhada do marido Augusto Teixeira e garantiu que agora vai se tornar doadora regular.
Em todo o estado, o evento teve cobertura das principais emissoras de TV, rádio e jornais. Na capital, o pastor Charles Rampanelli e a assistente social Roseli Sandrin deram entrevista, ao vivo, de mais de cinco minutos no programa Bom Dia Santa Catarina (da RBS TV) um dia antes da mobilização do sábado (15).
Campanha de doação de sangue é destaque em Bauru
Pelo terceiro ano consecutivo a campanha de doação de sangue Vida por Vidas, promovida pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista foi destaque no noroeste do estado de São Paulo. De 10 a 15 de março jovens das 18 igrejas da região de Bauru se mobilizaram para doar sangue e convidar amigos para participar da campanha que já é tradição em toda a América do Sul.
Aproveitando a importância do tema na mídia, os organizadores da campanha em Bauru conseguiram atrair o apoio dos veículos de imprensa da região. Os convites para a doação tiveram o apoio das emissoras locais da Rede Globo e SBT. Cláudia Soares Assato, médica do Hemonucleo, responsável por receber e distribuir sangue para outros dez municípios da região destacou a importância da campanha adventista,  “outras entidades também contribuem, mas é importante ressaltar o papel da Igreja Adventista que faz isso com mais freqüência” afirmou a doutora.
Apesar de ser um projeto da Igreja Adventista, a campanha não é voltada apenas aos membros da igreja explica Regina Nobre, líder local de jovens. Para transportar os doadores que aceitaram o convite dos amigos adventistas até o ponto de coleta, ônibus das prefeituras municipais da região foram utilizados.  Benedito de Sousa Silva que freqüenta outra congregação evangélica na cidade vizinha de Agudos, foi ao Hemonucleo de Bauru no sábado a convite de um amigo. “Ele me convidou, eu assisti o culto na Igreja Adventista pela manhã, e estou aqui para doar” disse Benedito que já aceitou o convite para a próxima campanha “e vou doar mais vezes”.
A campanha Vida por Vidas antecedeu a Semana Santa, maior celebração do mundo cristão, quando se relembra o sacrifício de Jesus pela humanidade.  Em entrevista à TV Novo Tempo, um dos coordenadores da campanha em Bauru, pastor Oestes Nunes explicou a relação da campanha com o calendário cristão. “Jesus deu o sangue pela salvação da humanidade e nesse momento, nós temos a oportunidade de doar um pouco também” disse o coordenador.
Para incentivar quem nunca doou, a responsável pelo Hemonucleo de Bauru explica que após a doação, o sangue é centrifugado e fracionado em três partes: hemácias, plasma e plaquetas, por isso, um doador pode beneficiar até outras três pessoas. “Não tem nenhum perigo, tanto em Bauru quanto em qualquer lugar do Brasil é um processo bem fiscalizado pelo Ministério da Saúde” esclarece a doutora Cláudia.
Vida por Vidas alcança recorde de bolsas no Maranhão

 Com uma juventude comprometida, o Ministério Jovem da Missão Maranhense motivou a sociedade a doar sangue para salvar vidas. A estrutura da campanha foi planejada e dirigida pela equipe do Vida por Vidas regional e o Hemomar distribuídos em 15 pontos de coleta de sangue.
“Não foi fácil, mas corremos atrás dos doadores, e Deus nos presenteou  com 1059 bolsas de sangue bom, que já foram doadas para uma população que vive desafortunadamente necessitando de algumas gotas de sangue para seguir vivendo”, comentou o líder da juventude para a Missão Maranhense, pastor Carlos Campitelli.
“No norte do Brasil  o sangue dos jovens adventistas é conhecido como ‘sangue bom’, isso devido ao estilo de vida que praticam nossos jovens, não fumando, não bebendo bebidas alcoólicas, não usando drogas , se abstendo de atividades sexuais ilícitas e ainda mantendo um regime alimentar equilibrado”, concluiu o líder do Ministério Jovem para a região norte do Brasil, pastor Aquino Bastos Filho.

Vida por Vidas movimenta escritório da Sede Administrativa Adventista da Região Este do Brasil
 No último dia 26, quarta feira, sob a coordenação do líder dos Jovens Adventistas para a região Este Brasileira (UEB), os obreiros do escritório doaram sangue na sede do Hemocentro de Niterói-RJ.
A caravana se dirigiu ao hemocentro de Niterói após o culto na capela da sede administrativa.
Ao participarem do projeto Vida por Vidas, a maioria deles eram doadores pela primeira vez. O Pr. Udolcy Zukowski, líder jovem e coordenador do projeto para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, comemorou o apoio de todos do escritório em mostrar o gesto de solidariedade.
Para a secretária Eliana Oliveira, que doou seu sangue pela primeira vez, o medo que tinha se transforma agora em inspiração. Disse: “para que tanto medo! É tão simples, um simples gesto de amor ao próximo”
Juliano de Oliveira, um dos responsáveis pela informática, doador também pela primeira vez resumiu: “ Gesto muito importante que não dói”.
Ambos, Juliano e Eliana decidiram participar da doação de sangue outras vezes.
Esse foi apenas o início do projeto Vida por Vidas, que está de cara nova este ano.
O objetivo dos Jovens Adventistas da UEB é doarem sangue todos os meses deste ano.

Projeto Vida por Vidas é lançado em Curitiba
 O estacionamento da Associação Sul-Paranaense (ASP) foi transformado em um centro de doação de sangue, na última terça, 18. O ônibus do Hemepar passou o dia recebendo doadores no lançamento do Projeto Vida por Vidas.
O coordenador do programa para o sul do Paraná, pastor Alceu de Assis Filho, se mostrou satisfeito com os resultados. "O interessante é que vieram pessoas da vizinhança que ouviram as chamadas do carro de som e que não são da Igreja", comentou. Para o presidente da Igreja no Sul do Estado, pastor Antônio Moreira, o projeto é a oportunidade que os cristãos têm de manifestar, na prática, o amor ao próximo. "O sangue é  o que todos temos em comum e é um privilégio poder compartilhar", salientou.           
O Ministério Jovem, responsável pela campanha, aproveitou a oportunidade para distribuir entre os doadores e a equipe do Hemepar o livro Esperança para Viver. "O Projeto Vida por Vidas também é uma chance para evangelizar", concluiu o pastor Alceu.
Nessa etapa de lançamento do projeto, 63 pessoas se apresentaram para doar e foram coletadas 48 bolsas. No ano passado, foram registradas 6 mil e 300 doações na Associação Sul-Paranaense. A meta para este ano é alcançar sete mil doações.

Sucesso na terceira edição do Vida por Vidas em Goiás
 Os jovens adventistas de Goiás promoveram, no último sábado, a terceira edição do projeto Vida por Vidas. A campanha anual de doação de sangue na época da Páscoa enfatiza a solidariedade. Doar vida para quem precisa é lembrar o sacrifício vivido por Jesus Cristo, em sua morte.
Sete postos de coleta de sangue fizeram plantão durante todo o dia 8 de março, na cidade de Goiânia. “No ano passado tivemos a arrecadação de 1200 bolsas, e esperamos bater esse recorde em 2008, porque outras seis cidades ainda realizarão o projeto até o final do mês”, diz o pastor Elmar Borges, líder jovem da Associação Brasil Central (ABC).
Maria José Prudente de Morais, responsável pela equipe de enfermagem do Hemocentro de Goiânia, fez plantão para a campanha pela primeira vez. “Estou impressionada com a alegria que vejo nos rostos destes jovens que participam. Quantas vezes vocês fizerem este Projeto durante o ano eu doarei minha folga para trabalhar. A animação e alegria de vocês são contagiantes”, disse.
Dhamocles Icaro, de 22 anos, é estudante de medicina e doou sangue pela primeira vez. Ele foi convidado a participar do projeto por sua amiga Maielly Pereira. “A gente sabe que muitas pessoas precisam de sangue para sobreviver nos hospitais, e dependem de atitudes como essas”, diz.
A assistente social do Hemocentro de Goiânia diz que o projeto Vida por Vidas já faz parte das campanhas oficiais, porque todos os anos têm conseguido encher os bancos de sangue do estado. “Uma coisa importante que verificamos nos doadores que participam do projeto é que eles voltam em outras épocas do ano, o que torna mais importante ainda a realização desta campanha”, afirma.
Keyla Cristiane Silveira Costa doava sangue pela segunda vez, mas a primeira para o Vida por Vidas. “Doar sangue não dói e ainda salva vidas. Vou participar sempre”, conta. Equipes de imprensa registraram a movimentação dos jovens para a maior campanha de doação de sangue de Goiás. [Equipe ASN – Francisleine Matos]
Vida por Vidas no Sul do Maranhão
 Os jovens adventistas da Missão Sul Maranhense com sede em Imperatriz; participaram ativamente do Projeto "Vida por Vidas", foram 714 doadores de sangue até o presente momento, a campanha teve amplo apoio da mídia local, bem como da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão. O projeto foi coordenado
pelo Pr.Renato Seixas, diretor de jovens da missão.




Presidente e equipe da Igreja Adventista no sul do Maranhão doam sangue
 Foi na manhã do dia 29 de fevereiro, onde o Pr. Samuel Bastos presidente do campo e boa parte da equipe de diretores de departamentos e servidores da Missão Sul Maranhense, seguiram até o HEMOMAR, o banco de coletas de sangue da cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. E no dizer do Pr. Bastos: “A maior motivação é o reconhecimento do que Cristo fez na cruz por nós e pelo nosso semelhante”. O mesmo deixou ainda um desafio para que os jovens adventistas e seus amigos possam doar sangue também. O projeto “Vida por V idas”, contou ainda com a participação efetiva como doadores, dos Prs. Oséias Costa e Williams César, respectivamente secretário e ministerial.
O projeto “Vida por Vidas”, contou também com a presença dos Pastores Otimar Gonçalves, Aquino Bastos e Renato Seixas, coordenadores do projeto “Vida por Vidas” para a América do Sul, Região Norte e Sul do Maranhão. De acordo com o Pr. Seixas que é o coordenador local; “O projeto “Vida por Vidas” tem recebido amplo apoio de vários empresários da cidade de Imperatriz, da mídia local, e de forma especial pela secretaria de saúde do Estado do Maranhão, isso sem falar que a juventude adventista e seus amigos literalmente estão doando sangue.” A expectativa este ano aqui na região sul do Maranhão é que o número de doadores seja dobrado.

Sede administrativa do Rio Grande do Sul inicia a doação de sangue
 Funcionários da ASR (Associação Sul Rio-grandense) da igreja adventista formam primeiro grupo voluntário de doação de sangue da campanha Vida por Vidas, no ano de 2008. Na manhã da terça-feira, dia 26 de fevereiro, a campanha teve início e este grupo de doze pessoas compareceu ao HEMORGS, Centro de Doação de Sangue do Rio Grande do Sul para realizar mais uma etapa desta, já característica, ação dos jovens adventistas.
A assistente social e coordenadora da captaçã o de doadores de sangue e medula no estado, Maria de Lourdes Peck, relembra dos primeiros momentos do projeto. “Conheci o início” lembra, “quando o Pr. Odaílson e a Licene estiveram aqui para conversar com a gente”.
Ela explica ainda que “o projeto nos ajuda a ter sangue de qualidade”. E este sangue abastece os postos por um período determinado de tempo, por ter 30 dias de validade. Se fazendo necessária a periodicidade das doações. “É aí que entram os adventistas, que a partir desta época do ano, próxima a páscoa, comparecem ao HEMORGS como voluntários”, explica. “Com eles mudou, mudou para melhor”, completa a assistente social. 
Vida por Vidas vai motivar doações em todo o estado de SC

Foi dada a largada, em Santa Catarina, para mais uma edição do Projeto Vida por Vidas, com o objetivo de mostrar solidariedade e ajudar a salvar a vida de pessoas através da doação de sangue. Na terça-feira, dia 19 de fevereiro, o líder de Jovens da Associação Catarinense (AC), pastor Charles Rampanelli, se reuniu com a assistente social do Hemocentro de SC (Hemosc), Roseli Sandrin, para definir detalhes das ações de 2008.

Já ficou definido que, no dia 15 de março, sábado pela manhã, toda a região de Florianópolis será motivada a doar sangue no Hemocentro e aumentar as reservas. "Nos últimos anos foi ótima a participação dos adventistas, tanto que temos doadores sistemáticos e a parceria é sempre positiva", afirma Roseli.
Segundo o pastor Rampanelli, a idéia é, a exemplo de 2007, abrir as demais unidades do Hemosc em Santa Catarina na mesma data. Além da capital, o Hemocentro está presente nas cidades de Criciúma, Joinville, Lages, Joaçaba e Chapecó.
Em Itajaí, através do atendimento da unidade móvel, os adventistas participantes do “Vida por Vidas” farão as doações no dia 13 de março. "Além de agirmos de maneira solidária e cristã, seguindo o modelo de Cristo que deu Sua vida em favor da humanidade, também ajudamos a criar uma consciência da importância da doação de sangue que é uma necessidade constante", afirma Rampanelli. [Equipe ASN - Felipe Diemer de Lemos]